HISTÓRIA
HERÁLDICA
LENDAS E TRADIÇÕES
AGENDA
NOTÍCIAS

HISTÓRIA

A Benedita é uma das 13 freguesias que compõem atualmente o concelho de Alcobaça. Situada a Sul do concelho, estende-se por cerca da 30 Km2, tendo a Norte a freguesia de Turquel, a Ooeste as freguesias de Santa Catarina e Alvorninha, a Sul a freguesia e concelho de Rio Maior e a este a serra dos Candeeiros, limite natural que a separa da freguesia de Alcobertas.

É pouca a história do seu passado longínquo. A lenda da Fonte da Senhora, associada à aparição da Virgem e à construção da Igreja Matriz, faz parte do imaginário das suas gentes.

Sabemos, porém, que a fundação da povoação da Benedita, remonta a cerca do ano 800 d.C., mais tarde, os Monges de Cister sediados em Alcobaça, por aqui se fixaram na procura de locais para desenvolver a agricultura, deixando, marcas importantes nas gentes da região.

A 20 de Dezembro de 1532 foi criada a Freguesia, por carta assinada pelo Cardeal Infante D. Afonso, administrador do Mosteiro de Alcobaça, desanexando territórios da vilas de Turquel, Santa Catarina, Alvorninha e Rio Maior.

No séc. XVIII era uma das freguesias mais progressivas dos “Coutos de Alcobaça”, passando a denominar-se paróquia de Nª Sª da Encarnação. Uma das características da Benedita é o seu bairrismo e espírito autonómico, que se perdem na História. Eram os “fregueses” que nomeavam o Cura, só depois do consentimento da população este era confirmado pelo Abade de Alcobaça. A população que sustentava o Cura e o Capelão, através da doação de géneros alimentícios.

Até meados do séc. passado a Benedita manteve-se uma aldeia rural, marcada pela forte religiosidade, com pequenos aglomerados dispersos, onde predominava a agricultura de subsistência e pequenas oficinas, essencialmente, de sapateiros.

Nos anos 40, o rescaldo da II Grande Guerra Mundial fez-se sentir, como em todo o nosso país, na escassez de produtos alimentares, matérias-primas e falta de escoamento dos produtos fabricados. A Benedita, essencialmente, votada ao fabrico de calçado: “terra de sapateiros”, como era conhecida, sentiu fortemente a crise, particularmente na falta do escoamento dos produtos. Era normal ver beneditenses percorrer quilómetros e quilómetros para irem de feira em feira vender, apenas um ou dois pares de botas ou sapatos. As dificuldades económicas eram muitas.

A pobreza do solo agrícola, aliada à falta de água, despertou o espírito de iniciativa, o “ser beneditense”, na época especialmente na prática do comércio. Foi neste contexto social que nasceu, a meio da década de 40, o Centro de Assistência Social, dinamizado pelas Servas de Nossa Senhora de Fátima, onde para além da escola maternal para meninas dos 3 aos 6 anos, funcionava uma cantina para crianças em idade escolar e uma casa de trabalho e lavores femininos para jovens raparigas.

Simultaneamente e por iniciativa do pároco de então, Padre José Susano, foi criada uma escola de aprendizagem de sapateiro que funcionou numas dependências do antigo salão situado onde está hoje a igreja paroquial. A construção da Igreja actual, inaugurada em 1955 e que teve como grande promotor o padre Inácio Antunes, é o primeiro grande marco físico visível e o grande referencial unificador dos lugares da freguesia. Enquanto comunidade extremamente religiosa, congregou esforços e meteu mãos à obra, construindo uma obra que muitos pensariam impossível.

A década de 60 do séc. passado foi fundamental para o desenvolvimento da Benedita. A experiência piloto de “Desenvolvimento Comunitário”, conduzida por uma vasta equipa de técnicos, chefiada pela Dr.ª Manuela Silva e apoiada pela fundação Gulbenkian, criou dinâmicas que os beneditenses souberam aproveitar e que levaram a alterações profundas a todos os níveis. Artesãos de vários ramos de actividade associaram-se e criaram empresas, mecanizadas e modernas, dando assim início ao processo de industrialização repartidas pela produção de calçado, cutelaria, marroquinaria, exploração de pedreiras, artes gráficas, etc. que deram emprego à população da Benedita e das freguesias vizinhas.

Também a agro-pecuária se desenvolveu nesta época. Foi criada a Cooperativa dos criadores de gado da Benedita e dinamizada a criação de animais. Esta actividade era muitas vezes tida como um “segundo emprego”, complemento na economia familiar.

É nesta década e fruto desta dinâmica, que é criada, em 1964, a primeira Cooperativa de Ensino, o Externato Cooperativo da Benedita. Foi graças a esta Escola que muitos jovens e menos jovens da freguesia e freguesias vizinhas tiveram oportunidade de prosseguir os seus estudos, após ensino primário, na época acessível a muito poucos. O desenvolvimento industrial teria ficado comprometido sem o nascimento do Externato, criador de quadros qualificados e mão-de-obra especializada.

Nas décadas de 70 e 80, o número de habitantes da freguesia aumentou consideravelmente consequência da inflexão do movimento migratório e do desenvolvimento industrial e dos serviços. O dinamismo industrial e a estabilidade social da Benedita foram as causas para a sua expansão demográfica.

No início da década de 90 assiste-se a uma estagnação no crescimento económico, na segunda metade essa tendência inverte-se e são construídos o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, a Avenida Padre Inácio Antunes e a sua ligação à IC2, asPiscinas Municipais na Benedita, o novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Benedita, o posto da Guarda Nacional Republicana e o Lar da Santa Casa da Misericórdia da Benedita.

FOTOGALERIA

HERÁLDICA

LENDAS E TRADIÇÕES

AGENDA

Junho 2021

MO
TU
WE
TH
FR
SA
SU
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
Events for 31st Maio
Events for 1st Junho
No Events
Events for 2nd Junho
No Events
Events for 3rd Junho
No Events
Events for 4th Junho
No Events
Events for 5th Junho
Events for 6th Junho
No Events
Events for 7th Junho
No Events
Events for 8th Junho
No Events
Events for 9th Junho
Events for 10th Junho
No Events
Events for 11th Junho
No Events
Events for 12th Junho
Events for 13th Junho
No Events
Events for 14th Junho
No Events
Events for 15th Junho
No Events
Events for 16th Junho
No Events
Events for 17th Junho
No Events
Events for 18th Junho
No Events
Events for 19th Junho
Events for 20th Junho
No Events
Events for 21st Junho
No Events
Events for 22nd Junho
No Events
Events for 23rd Junho
No Events
Events for 24th Junho
No Events
Events for 25th Junho
No Events
Events for 26th Junho
Events for 27th Junho
Events for 28th Junho
No Events
Events for 29th Junho
No Events
Events for 30th Junho
No Events
Events for 3rd Julho
Events for 4th Julho

NOTÍCIAS

Arraial Popular
8 de Junho, 2021

Arraial Popular

Arraial Popular dia 9 de junho das 11H00 às 16H00 na Fonte Mariana

  • Cavaquinhos Universidade Sénior
  • Marcha Centro Paroquial
  • Jogos Tradicionais
  • Caminhada à Ervideira
  • Sardinhada
28 de Maio, 2021

Piscinas Municipais – Reabertura a 31 de maio de 2021

As Piscinas Municipais na Benedita reabrem no próximo dia 31 de maio após trabalhos de remodelação e de manutenção com o intuito de melhorar as condições de segurança, higiene e qualidade, tornando-a energeticamente mais eficiente, contribuindo assim, para a diminuição da pegada ecológica.

Tudo isto para vos servir melhor!

Todas as atividades de formação, bem como as aulas de grupo e o regime de horário livre estarão à vossa disposição.

Iremos manter as regras aplicadas ao contexto Covid-19, tais como: horários adaptados aos limites de ocupação, permitindo assegurar a máxima segurança na prática desportiva para todos os nossos utentes.

Esperamos por si!!

26 de Maio, 2021

Ferinhas – Verão 2021

Férias desportivas e culturais de 12 de Julho a 6 de Agosto, para crianças com mais de 6 anos.

Com inscrições limitadas através de 262 929 810 ou desportocultura@benedita.pt

26 de Maio, 2021

Celebração do Dia da Criança

A Benedita Cuida apresenta o filme infantil para todas as idades ‘Para Além da Lua’, nos dias 31 de Maio, 1, 2 e 4 de Junho com sessões às 10H00, 13H00 e 15H00 no auditório da junta de freguesia.

Para escolas.

Marcação prévia através do contacto 967 826 210.

Para mais informações clique aqui.